sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O horror na mídia



[Trabalho da disciplina de Audiovisual e Tecnologias - UNISINOS]

O gênero do horror, ou terror como costumamos dizer, sempre exerceu forte fascínio sobre os leitores e cinéfilos de plantão.

Na literatura, o horror aparece desde os mais remotos tempos, visto que a própria Bíblia narra catástrofes e pragas que se abateram sobre a humanidade.

No cinema, o primeiro filme considerado como de terror foi produzido pelo mestre George Mélies em 1896, “Le manoir Du Diable”.
Diferentemente do que acompanhamos hoje, “A mansão do diabo” contava com pouquíssimos recursos de efeitos especiais, o que era compensado com criatividade e talento por Mélies e sua equipe. Eles utilizavam truques de ilusionismo, lentes diversas, e cortes bem planejados nos negativos, transformando-os em obras primas.

O horror no cinema e na literatura serviu muitas vezes como metáfora para medos reais da sociedade. No pós 2ª guerra, o filme “Invasores de corpos” (1956) explora a temática da invasão alienígena representando o medo, à época iminente, de uma dominação comunista.

Veja a linha do tempo do horror no cinema:

Mais recentemente, surgiram as chamadas mashups literárias, que misturam clássicos da literatura mundial às estórias de zumbis, vampiros e alienígenas. Inaugurando o novo segmento, temos “Orgulho e Preconceito e Zumbis”, parodiando Jane Austen, e entre os brasileiros “Senhora, a bruxa”, escrito sobre o enredo de José de Alencar. 

Diretamente dos livros para as grandes telas, “Abraham Lincoln, Caçador de Vampiros” traz revelações alarmantes sobre a suposta história da vida secreta de um dos mais famosos presidentes americanos, e com lançamento já marcado para o próximo ano teremos “João e Maria Caçadores de bruxas”.

Em tempo, preparei uma pequena seleção de séries envolvendo a temática do horror e do fantástico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário